quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Quando é hora de dizer adeus

Talvez uma das coisas mais difíceis da vida seja à hora de dizer adeus! Seja qual for a condição.
Ouvimos constantemente que a única certeza que temos na vida é a morte, que sempre chega para todos, com dia e hora marcada, mas sem avisar! Talvez para quem esteja lendo, deve estar se perguntando: “o que a morte tem a ver com dizer a adeus”, e eu posso responder que muita coisa!
A morte é o fim, algo irreversível, repleta de ausência de reflexos, falta de estímulos e cessação da respiração e nós humanos não estamos preparados para lidar com ela.
O adeus não se torna muito diferente... Nós simplesmente não sabemos como agir diante dele. Algumas pessoas respondem com silêncio, outras com histeria, lágrimas e dor, mas assim como a morte, chega uma hora que temos elaborar o luto, elaborar o adeus, e seguir em frente com o que ficou para trás.
O importante de tudo é saber que existem dois tipos de adeus: “aquele que você escolher dar e aquele que a gente recebe porque simplesmente era para ser".
Não importa para quem ou quê você vai dar adeus, pois estes não servem apenas para pessoas. Às vezes é um trabalho que se vai, uma casa vendida, uma roupa que não cabe mais, o que devemos entender é que quando escolhemos dar adeus, temos que ter certeza de estarmos prontos e ao fim olhar para trás com a sensação de que nossa escolha foi pensada, refletida e feita.  Uma decisão foi tomada e agora é tempo de seguir.
Receber um adeus é a parte mais difícil, isso porque não parte de nós! Não temos como saber do outro porque surgiu à hora de ir. Às vezes as pessoas morrem, ou simplesmente se vão, e toma um rumo que as tiram de nossas vidas, o fato é que na maior parte desse tipo de adeus é não saber como a decisão foi tomada no seu íntimo, na sua mais pura verdade. O mais importante é que também é hora de seguir.
Gosto de uma frase da Bíblia que diz: “Quando penso que sou fraco, então é que sou forte”. II Cor 12:9,10. É na nossa fraqueza que podemos aprender lições que nos trazem experiência e nos ensina a construir nossa vida com um emocional mais sólido e fortalecido. Cabe a nós aprender com o que ficou e aplicar em todas as áreas da nossa vida, seja no trabalho, no lazer, nas amizades, na família ou no relacionamento. Afinal, assim como sabemos da morte, também temos a certeza de um adeus em nossas vidas!
Antonia Aguiar.