quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Quando é hora de dizer adeus

Talvez uma das coisas mais difíceis da vida seja à hora de dizer adeus! Seja qual for a condição.
Ouvimos constantemente que a única certeza que temos na vida é a morte, que sempre chega para todos, com dia e hora marcada, mas sem avisar! Talvez para quem esteja lendo, deve estar se perguntando: “o que a morte tem a ver com dizer a adeus”, e eu posso responder que muita coisa!
A morte é o fim, algo irreversível, repleta de ausência de reflexos, falta de estímulos e cessação da respiração e nós humanos não estamos preparados para lidar com ela.
O adeus não se torna muito diferente... Nós simplesmente não sabemos como agir diante dele. Algumas pessoas respondem com silêncio, outras com histeria, lágrimas e dor, mas assim como a morte, chega uma hora que temos elaborar o luto, elaborar o adeus, e seguir em frente com o que ficou para trás.
O importante de tudo é saber que existem dois tipos de adeus: “aquele que você escolher dar e aquele que a gente recebe porque simplesmente era para ser".
Não importa para quem ou quê você vai dar adeus, pois estes não servem apenas para pessoas. Às vezes é um trabalho que se vai, uma casa vendida, uma roupa que não cabe mais, o que devemos entender é que quando escolhemos dar adeus, temos que ter certeza de estarmos prontos e ao fim olhar para trás com a sensação de que nossa escolha foi pensada, refletida e feita.  Uma decisão foi tomada e agora é tempo de seguir.
Receber um adeus é a parte mais difícil, isso porque não parte de nós! Não temos como saber do outro porque surgiu à hora de ir. Às vezes as pessoas morrem, ou simplesmente se vão, e toma um rumo que as tiram de nossas vidas, o fato é que na maior parte desse tipo de adeus é não saber como a decisão foi tomada no seu íntimo, na sua mais pura verdade. O mais importante é que também é hora de seguir.
Gosto de uma frase da Bíblia que diz: “Quando penso que sou fraco, então é que sou forte”. II Cor 12:9,10. É na nossa fraqueza que podemos aprender lições que nos trazem experiência e nos ensina a construir nossa vida com um emocional mais sólido e fortalecido. Cabe a nós aprender com o que ficou e aplicar em todas as áreas da nossa vida, seja no trabalho, no lazer, nas amizades, na família ou no relacionamento. Afinal, assim como sabemos da morte, também temos a certeza de um adeus em nossas vidas!
Antonia Aguiar.

4 comentários:

  1. Dizer adeus é mesmo difícil, tanto que algumas pessoas nã conseguem. A situação implora e elas tentam segurar o que não mais existe e acabam retardando um outro momento da vida.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Ai, Tonha, difícil escrever aqui kkkk
    Pq vc sabe que, como sua amiga mais chata e distímica, eu quase sempre tenho que discordar de todo mundo kkkkk E existe uma boa forma de dizer isso sem perder a amiga??? kkkk Mas sempre leio seus textos, vc deve achar até que não leio, mas fico na dúvida, devo escrever sobre o q discordo??? kkkk O problema é que, pra mim, vc é humanista e eu existencialista. Vc acredita basicamente num ser humano bom, que tende ao sucesso, à felicidade, basta que siga o caminho certo. E quem pensa assim costuma ver o Existencialista como um pessimista desgraçado kkk...
    Mas pra mim, o Adeus é insuperável. Nada nunca vai preencher aquele buraco, ou, pelo menos, não exatamente da mesma forma que preenchia o que vc perdeu. Nada. E não dá pra nunca ter certeza de se estar pronto. É uma aposta, em que se alternam momentos de certeza e dúvidas. Só melhora com muita aceitação, de que não há meios possíveis para preencher, resgatar,remendar, consertar o buraco desta falta. Precisa mta resignação, e até fé. E é como uma cicatriz: apesar de fechar a ferida, a marca fica lá. Se ficar cutucando, não fecha, e dói. Mas se deixar lá, um dia vc olha, lembra, e se surpreende como aquela ferida se cicatrizou e fechou e vc nem tinha se dado conta.
    Bom, dps do meu pequeno comentário, espero que ainda sejamos amigas kkkkkk
    Bjo, te amooooo

    ResponderExcluir
  3. Amiga, no fundo o que você falou que quando a gente nem se dá conta é porque a vida seguiu em frente!
    Te amoooooooo!
    Pode discordar quantas vezes forem necessárias!
    É isso que nós faz ser uma dupla tão especial.
    Amei o que você escreveu e acho até que complementou!

    ResponderExcluir
  4. Pois é Sandra, tem aquela música que para alguns cabe como uma luva, até para mim quando o assunto é amor.

    Não aprendi dizer adeus
    Não sei se vou me acostumar
    Olhando assim nos olhos teus
    Sei que vai ficar nos meus
    A marca desse olhar

    Não tenho nada pra dizer
    Só o silêncio vai falar por mim
    Eu sei guardar a minha dor
    Apesar de tanto amor vai ser
    Melhor assim
    Não aprendi dizer adeus mas
    Tenho que aceitar que amores
    Vem e vão são aves de Verão
    Se tens que me deixar que seja
    Então feliz
    Não aprendi dizer adeus
    Mas deixo você ir sem lágrimas
    No olhar, se adeus me machucar
    O inverno vai passar, e apaga a cicatriz.

    ResponderExcluir